Tuesday, December 19, 2006

 
RESUMO E REFLEXÃO DO TEXTO: DESIGUALDADES EDUCATIVAS ESTRUTURAIS NO BRASIL:
ENTRE ESTADO, PRIVATIZAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO E VISITA AOS SÍTIOS.

No Brasil as desigualdades são grandes na maioria dos setores. Na educação é visível que só se consegue uma boa formação, quem tem condições de freqüentar uma escola na rede particular, que se dedica somente aos estudos, sem se preocupar com outras atividades.Os alunos que não tem essa chance, freqüentam mais dificuldades para conseguir um bom emprego no futuro.
A rede pública, sem estrutura, professores desmotivados, mal pagos, atende a grande maioria dos estudantes. Enquanto a rede particular tem escolas com ótima infra- estrutura, professores satisfeitos com os altos salários, atende a minoria, a elite.
Políticas Educacionais são implantadas sem consulta aos maiores interessados, envolvidos no processo. Também enfrentamos vários problemas nas escolas, onde a direção e professores precisam resolver , pois o governo nem sempre cumpre seus compromissos sociais, mesmo sendo obrigação do estado. Além de todos os problemas enfrentados nas escolas , ainda temos o problema financeiro pois a verba mandada para a escola não é suficiente para manter os principais compromissos da escola. Escolas organizam eventos para obter recursos para se manterem, Os governantes precisam se preocupar mais com as pessoas das camadas populares, para diminuir a pobreza, oferecer mais empregos, habitação, saúde, etc. A inclusão é um tema que vem sendo discutido muito nas escolas, por lei todo aluno portador de necessidades especiais tem vaga nas escolas públicas, a preocupação é o despreparo dos professores para atender essas crianças. A inclusão exige muito amor, compreensão e dedicação. Ouvimos seguidamente que toda criança tem direito à educação, mas isso não acontece, muitas vezes nos deparamos com crianças na rua e que deveriam estar na escola. As vezes essas crianças não estão estudando por falta de vagas, ou as crianças são rotuladas pela escola e professores.
Com certeza temos escolas públicas de ótima qualidade, que preparam seus alunos para o mundo competitivo
Nas Universidades Públicas, a maioria dos alunos não se formou em escolas públicas, pois o vestibular é tão competitivo que normalmente as vagas são preenchidas pelos alunos com melhores condições para pagar um cursinho. Concluindo para que haja igualdade de direitos é preciso que as políticas públicas sociais sejam repensadas, recursos sejam investidos na educação, que os professores tenham melhores condições de trabalho e salários, só assim, um dia poderemos ter igualdade na educação.

Comments:
Olá Querida Marlene!
A questão da desigualdade é bem complexa, conforme demonstra teu texto.
Nós, como educadores de instituição pública, temos o dever de estar conscientes desta condição social.
Parabéns pelas tuas atividades bem feitas.
A única que não encontrei foi o relato da atividade da Imagem (ECS8 / 02).
Para o que precisares, terei um imenso prazer em auxiliá-la.
Suelen - tutora da sede
 
Oi Marlene

É essencial termos bem presentess estas questões, pois não basta lutar por uma outra educação sem lutar, ao mesmo tempo por um outro mundo.

Parabéns pelo comprometimento e a dedicação na realização das atividades. Foi muito bom ter convivido contigo durante este semestre.

abraço e feliz 2007!
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?