Saturday, November 04, 2006

 
SEMANA 5/ ESC 7 - MARX & ENGELS I

Marx nasceu em uma família de classe média, em Trier, às margens do rio Mosela, na Alemanha E descendia de uma longa linhagem de rabinos, tanto da parte materna quanto paterna, e seu pai, embora fosse intelectualmente um racionalista de formação tipicamente iluminista, só concordara em ser batizado como protestante para não se ver privado de seu trabalho como um dos mais conceituados advogados de Trier.
Marx estabeleceu-se em Paris em fins de 1843 e fez rapidamente contato com grupos organizados de trabalhadores alemães que haviam emigrado e com as várias seitas de socialistas franceses. Também dirigiu os Deutsch-französische Jahrbücher (Anais franco-alemães), publicação de vida efêmera, que pretendia ser uma ponte entre o nascente socialismo francês e as idéias dos hegelianos "radicais alemães.
Durante os primeiros meses de sua permanência em Paris, Marx tomou-se logo comunista convicto e começou a registrar suas idéias e novas concepções em uma série de escritos que mais tarde ficariam conhecidos como Oekonomisch-philosophischen Manuskripte (Manuscritos econômicos e filosóficos), mas que permaneceram inéditos até cerca 'de 1930. Nestes manuscritos, Marx esboçava uma concepção humanista do comunismo, baseada num contraste entre a natureza alienada do trabalho no capitalismo e uma sociedade comunista na qual os seres humanos desenvolveriam livremente sua natureza em produção cooperativa.
Foi também em Paris que Marx iniciou a colaboração com Friedrich Engels que durou toda sua vida. Em fins de 1844, Marx foi expulso da capital francesa e transferiu-se (com Engels) para Bruxelas, onde passou os três anos seguintes, tendo nesse período visitado a Inglaterra, que era então o pais industrialmente mais adiantado do mundo e onde a família de Engels tinha interesses na fiação de algodão em Manchester.
Em Bruxelas, Marx, junto com Engels começou a debater um estudo intensivo da história e criou a teoria que veio a ser conhecida como a concepção materialista da história. Em princípios de 1848, Marx transferiu-se novamente para Paris, onde a revolução eclodira primeiro, e em seguida para a Alemanha, onde fundou, de novo em Colônia, o periódico Neue Rheinische Zeitung (Nova Gazeta Renana).
A contribuição de Marx para nossa compreensão da sociedade foi imensa. Seu pensamento é um sistema abrangente desenvolvido por alguns de seus seguidores que atribui à natureza uma dimensão dialética, cuja abordagem dá a esse pensamento um caráter experimental e aberto. Além disso, registra-se com freqüência uma tensão entre o Marx ativista político e o Marx estudioso de economia política.
Muitas de suas previsões sobre o futuro do movimento revolucionário não se confirmaram até agora. Mas a ênfase que atribuiu ao fator econômico na sociedade e sua análise das classes sociais tiveram, ambas, enorme influência sobre a história e a sociologia.
Cientista social, historiador e revolucionário, Marx foi certamente o pensador socialista que maior influência exerceu sobre o pensamento filosófico e social e sobre a própria história da humanidade. Embora em grande parte ignorado pelos estudiosos acadêmicos de sua época, o conjunto de idéias sociais, econômicas e políticas que desenvolveu conquistou, de forma cada vez mais rápida, a aceitação do movimento socialista após sua morte, em 1883.
As idéias originais de Marx foram, com freqüência, obscurecidas pelas tentativas de adaptar seu significado a circunstâncias políticas as mais variadas. Além disso, como decorrência da publicação tardia de muitos de seus escritos, só em época relativamente recente surgiu a oportunidade de uma apreciação justa da sua obra.



Friedrich Engels é, assim como Marx um filósofo alemão, nascido em 1820 e viveu até 1895 em Londres. É oriundo de uma família da burguesia industrial, observa e conhece desde jovem as penosas condições de vida dos trabalhadores, tanto na Alemanha como em Inglaterra.
Independentemente de Marx, e inclusive antes dele, chega a posições teóricas e políticas revolucionárias. Prova disso é a sua obra de 1845, A Situação da Classe Trabalhadora na Inglaterra, elaborada por ocasião de suas atividades em durante dois anos em Manchester. Este livro é a sua primeira análise de uma situação histórica determinada, cujas formas de existência e de luta social são explicáveis em virtude das condições econômicas dominantes. A partir deste delineamento, Engels postula a necessidade de uma transformação radical de tipo comunista. A atitude intelectual de Engels diferencia-se da de Marx: enquanto o primeiro se centra no carácter concreto dos fenômenos que estudava, Engels desenvolve suas idéias com um alto nível de abstração. Em termos gerais esta característica mantém-se ao longo de toda a sua obra. Destacam-se além de suas obras sua dedicação à luta política, com o Manifesto do Partido Comunista, de 1848, e a constituição, dois anos mais tarde, de uma Associação Internacional de Trabalhadores. Em 1848 instala-se em Manchester, de onde colabora na tentativa revolucionária que inicia nesse ano, entre outros locais, na Alemanha.
Engels, sem perder de vista os estudos e análises económicas de Marx, dedica-se a pôr-se em dia quanto aos grandes progressos registados naqueles anos nos diversos ramos do saber. Graças a esta incansável atividade intelectual pôde preparar e completar a edição de boa parte de O Capital, de Karl Marx, e elaborar uma série de escritos polêmicos destinados a esclarecer as fases do materialismo: A Revolução Científica do Senhor Dühring (obra conhecida como Anti-Dühring), A Origem da Família da Propriedade Privada e do Estado e A Dialéctica da Natureza (publicada postumamente).

Comments:
Oi Marlene

Como está a tua reflexão a partir do Forum que une todas as atividades anteriores?

abraço,
Suzana
 
Oi Marlene!
Quando li Weber gostei, mas me apaixonei pelas idéia de Marx e Engels, pois são idéias significantes a respeito de sociedade.
Colega,no teu texto percebe-se com clareza as idéas desses dois filósofos.
 
Oi Marlene!! Suas idéias a respeito dos filósofos Marx e Engels são claras e objetivas,expresando com coerência as histórias vividas e presenciadas por eles.Abraços!!!!
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?