Thursday, October 05, 2006

 
Escola Cultura Sociedade ,semana 2 atividade 3

Com base na leitura do texto, responbda às seguintes questões:

1 - Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?
Durheim diz que a educação é tudo aquilo fazemos por nós mesmos, e tudoi a quilo que os outros fazem com a finalidade de aproximar-nos da perfeição de nossa natureza. Que a influência das coisas sobre os homens é diversa e que provém dos próprios homens, é uma ação uns sobre os outros, ou onde os adultos exercem sobre as crianças e adolescentes.

2 - Quais as duas ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto franco em que incorrem?
Ressalta que é a quela educação para desenvolver em cada indivíduo toda a perfeição de que ele seja capaz, que nos obriga a nos dedicarmos a uma tarefa, restrita e especializada. Nem todos somos feitos para só refletir, também precisamos homens de ação, com um ideal de vida. Por outro lado ressalta que menos satisfatório é a definição utilitária, transforma o indivíduo em um instrumento de felicadade para si mesmo e para os seus semelhantes. A felicidade completa é a vida completa, se trata unicamente da vida física sem isso seria impossível um equilíbrio entre organismo e o meio. O ponto fraco em que as duas incorrem é o fato de partirem do princípio de há uma educação ideal, perfeita, apropriada a todos os homens, instintivamente. E que há costumes com relação aos quais somos obrigados a nos conformar.

3 - O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?
Para definir educação será preciso considerar os sistemas educativos que existem e que existiram. Para que haja educação é necessário que haja uma geração de adultos, uma geração de jovens, crianças e adolescentes; e que uma ação seja exercida pela primeira e esta sobre a segunda, influência de uma geração à outra. Ainda hoje não vemos que a educação varia com as classes sociais e coim as regiões. Mas ainda que a consciência moral de nosso tempo tivesse recebido, a cerca desse ponto, a satisfação que ela espera, ainda assim a educação não se tornaria mais uniforme e iqualitária.
4 - De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de visto intelectual quanto físico e moral?

Estes fatos mostram que na sociedade em que a diversidade intelectual e moral atinge este grau de contraste, por mais forte razão o será nos povos mais avançados. Mesmo onde estes elementos comuns de toda a educação não se exprimem senão sob forma de símbolos religiosos. Ao longo da história, constituíram-se várias idéias a cerca da natureza humana, sobre a importância de nossas diversas faculdades, sobre o direito e o dever, sobre a sociedade, sobre o indivíduo. O progresso, a ciência e outros. Toda educação, a do rico e do pobre, aquele que conduz as carreiras liberais, como a que prepara para as funções liberais, tem por objeto fixar estas idéias na consciência dos educandos. Resulta desses fatos que cada sociedade faz do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual, quanto do físico e moral; que este ideal é, até certo ponto, o mesmo para todos os cidadãos. A partir deste ponto ele se diferencia, porém, segundo os meios particulares que toda a sociedade encerra em sua complexidade.

5 - Segundo o autor, que função ou ideal a ser realizado tem que suscitar na criança?
Este ideal constitui a base da educação. Ele tem por função despertar para um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade considera como indispensáveis a todos os seus menbros. A sociedade em seu conjunto e cada meio social é que determina este ideal a ser realizado.

6 - A partir da definição "a educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda prepara para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a qie a criança particularmente se destina". O que conclui Durheim? Explique?
O autor conclui que a educação consiste numa socialização das novas gerações. Em cada um de nós, segundo o autor, existem dois seres, sendo um que representa os aconmtecimentos de nossa vida pessoal (ser individual). O outro é um sistema de idéias, sentimentos e hábitos onde se incluiem as crenças religiosas, práticas morais, profissionais, as opiniões coletivas de toda a espécie. O ser social é constituído pelo conjunto do ser humano, finalidade essa que se torma o fim máximo da educação.

7 - Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?
Sociedade e indivíduo são idéia dependentes uma da outra. Desejando melhor a sociedade o indivíduo passa a melhorar a si próprio. A ação exercida pela sociedade tem por objetivo engrandecer o indivíduo e torná-lo criatura verdadeiramente humana, sempre pelo próprio esforço que se constitui numa das características essenciais do ser humano.

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